Violência Doméstica

terça-feira, novembro 21, 2006

Consequências da violência doméstica


A Violência Física é a agressão mais comum, sendo que alguns agressores chegam a amarrar as crianças com cordas ou correntes e espancá-los com objectos como cinto, vassoura, panelas, martelos, etc. A Violência Física engloba ainda outros actos de verdadeiro sadismo, como por exemplo queimaduras com pontas de cigarro, água a ferver, privação de comida e água, etc. A atitude de agredir, covardemente prevalecida da maior força física dos pais pode resultar em severos traumatismos. São casos onde adultos que batem com a cabeça ou atiram as crianças contra a parede. Muitas vezes essas atrocidades levam à morte.

Além das marcas físicas, a violência doméstica costuma causar também sérios danos emocionais. Normalmente é na infância que são moldadas grande parte das características afectivas e de personalidade que a criança carregará para a vida adulta.

Acontece que as crianças aprendem com os adultos, normalmente e primeiramente dentro de seus lares, as maneiras de reagirem à vida e viverem em sociedade. As noções de direito e respeito aos outros, a própria auto-estima, as maneiras de resolver conflitos, frustrações ou de conquistar objectivos, tolerar perdas, enfim, todas formas de se portar diante da existência são profundamente influenciadas durante a idade precoce. É assim que muitas crianças abusadas, violentadas ou negligenciadas na infância se tornam agressoras na idade adulta.
Alguns indícios de mau desenvolvimento de personalidade podem ser observados em idade precoce. Algumas dessas características podem ser manifestadas por dificuldades para se alimentar, dormir, concentrar-se. Essas crianças podem começar a se mostrarem exageradamente introspectivas, tímidas, com baixa auto-estima e dificuldades de relacionamento com os outros, outras vezes mostram-se agressivas, rebeldes ou, ao contrário, muito passivas.

16 Comments:

  • At 5/06/2009 01:05:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    eu sofro de violencia domestica da parte do meu pai...
    pelo menos 4 vezes num ano, e isso bastou.me para desde a 3 anos ter ataques de panico quando estou em publico. certos psicologos dizem q e normal te-los em publicos, pois as agressoes foram realizadas no privado, dentro de casa....

     
  • At 10/24/2009 10:21:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Tenho um aluno que sofre de violencia domestica, ele anda tendo algumas atitudes como comer sabão, ficar sem tomar banho, fazer suas necessidades nas calças. Gostaria de sabe se algumem abe se isso é consequencia das violencias?

     
  • At 10/27/2009 02:56:00 PM, Blogger Gisa said…

    Resposta ao comentário acima: Se tu tens certeza que o aluno sofre de violência doméstica,é muito provável que esta criança esteja manifestando a violência praticada, reagindo. O conselho que eu daria à senhora é que encaminhasse essa criança à psicóloga do colégio (se houver), caso contrário, à diretora. É dever da escola informar ao conselho tutelar qualquer SUSPEITA de abuso contra criança e adolescente.

     
  • At 2/16/2010 02:57:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Só uma dica... Em todos os próximos trabalhos que forem desenvolver, colocar SEMPRE referências para poder situar os leitores. Obrigada!

     
  • At 7/15/2010 10:34:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Resposta au comentario de cima e da Gisa:
    Na verdade todo mundo é responsável,pois segundo a Constituição Federal no artigo 227:
    É dever da família da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

    Então é seu dever denunciar para que a investigação possa ser feita. Au denuncia não é nescessário ter a confirmaçao da violencia perpetrada basta existir a suspeita.

     
  • At 10/14/2010 05:30:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    isso é falta de maturidade. obrigado fuuuí

     
  • At 9/02/2011 12:02:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Sou divorciada. O meu filho c/ 2 anos e meio ficou cmg. Cm acredito q quer o pai, q a mae têm direito a estar com o filho, não segui as regras do Acordo Quanto às responsabilidades Parentais e deixei que o meu filho fosse dormir a casa do pai ja casado e c outro filho. Em 2010 tive um grave problema na coluna vertebral e a criança ficou c o pai. O pai batia-lhe há anos cm suspeitava,s/ provas.Estamos há 1 ano com 1 Procºde violência doméstica a decorrer. Temo que a Justiça em Portugal seja cega mesmo.

     
  • At 10/19/2011 03:13:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu tenho uma amiga que sofre de violencia domestica!Por tudo e por nada a mae dalhe porrada!
    porque serA?

     
  • At 12/27/2011 06:38:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Meu pai acabou de me bater com o cadeado.. Tenho 16 anos. Ele prática violência verbal e física.. Bate em sua mulher.. Já apanhei por utilizar a torneira errada para limpar a casa, porque me atrasei 10 minutos em chegar em casa, por emitir gaguejando alguma resposta que ele solicitou devido a pressão psicológica... Por deixar a luz do quarto ligada quando fui bebê água na cozinha.. Gente..ñ tou falando de tapinhas.. Ele me chuta,me soca.. Da-lhe tapas violêntos em minha cabeça..

     
  • At 2/24/2012 03:47:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Nunca devemos ficar calados perante essas situações.
    Devemos denunciAR qualquer tipo de agressão. Esperamos que através deste comentário se consiga ver que a violência nos dias que correm é cada vez mais praticada e já não se esconde. Numa sociedade em que muitas liberalidades não são permitidas a violência implícita é vendida publicamente sem que se tomem medidas.ão.

     
  • At 3/14/2012 02:38:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    meu Deus quem é que faz isso com uma criança ?

     
  • At 3/14/2012 02:39:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    NUnca ficar calados sempre dizer pois se a agressor praticou 1 vez ele pode fazer de novo !!

     
  • At 3/14/2012 02:42:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Para :
    Anônimo disse...

    meu Deus quem é que faz isso com uma criança ?

    3/14/2012 02:38:00 PMg
    Tenho uma conhacida que sempre sofreu isso o pai batia nela sempre apagava cigarrros mas quando fez 18 anaos eu a insetvei a denusiar o pai , mas ele não praticava só com ela ele fazia com a mãe dela tembem !
    Ela diz que depois disso se sente bem melhor!
    mas ainda sente culapa por ter que potar o pai na cadeia ele pegou 3 anos de pena e hj esta em casa de novo mas nada mais de violencia

     
  • At 8/02/2012 03:17:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Meu pai me batia,chegou a tentar matar minha mãe e eu só tiha uns
    13 anos oje apesar de jamais ter feito mal a ninguem sou bipolar e
    tenho um tipo léve de piscopatia!!
    Tanto que meus irmão evitão me de
    ixar nervoso,eu mesmo evito pois
    fico com medo de perder o control
    e ferir alguem é horrivel dá vontá
    de matar e ao mesmo tempo medo...
    Gostária de deixar claro que eu
    nunca fis mal pra ninguem sofro
    desse mal pois sou vitma dá violencia de meu pai..

     
  • At 5/06/2014 03:40:00 AM, Blogger Nanynha Gimenez said…

    Não tenha duvida q isso é violência. Denuncie. procure ajuda não se calem.

     
  • At 5/21/2014 10:58:00 AM, Anonymous Anônimo said…

    Qando eu tinha 10 prezenciava brigas da minha mae com seu marido ele batia nela e tudo, ela chegou a perder 3 filhos dele, uma vez ela colocou uma faca no meu pescoço e qiz me matar por causa dele. Mais hj em dia eles sao separados e eu ñ moro com ela mas ainda mantenho o afeto de filha!

     

Postar um comentário

<< Home